17 de fevereiro de 2012

Uns dias diferentes

Olá pessoal. Tudo bem com vocês? Hoje estou aqui para vos fazer uma malandrice. Ah pois é... cuidado comigo, é que por debaixo desta pele de cordeirinha, está uma leoa com as garras bem afiadas. Sim sim, e quando quero também sei ser muito mázinha. Mas hoje a maldade não é tão grande assim. Apenas resolvi dar uma folga nas "novidades" do costume e trazer-vos outro tipo de novidades. Que tal vos parece?

Então é assim, em poucas palavras (essa é a parte difícil) e intercalando com algumas fotos, eu vou descrever-vos uns dias particularmente especiais para mim.
Se colocar-mos de parte aquelas horas que antecederam a viagem, em que infelizmente tudo parecia dar errado, quase se poderia dizer que fora perfeito.
Mas eu costumo acreditar que quanto maiores são obstáculos a ultrapassar, mais prazer tiramos da conquista, seja lá o que for que esteja em causa.

Sortelha,conhecem? A cerca de 12 Quilómetros do Sabugal, uma aldeia típica das mais bonitas que tive o prazer de conhecer.



À chegada, o frio que se fazia sentir era cortante, mas o calor humano com que fomos recebidas na Casa da Cerca, compensara tudo.





Uma casa rústica, situada dentro das muralhas da vila de Sortelha e que é ainda hoje propriedade de D. Luísa Lasso de La Veja Y Pedroso Charters, Viscondessa de S. Sebastião de Leiria, com 82 anos, que se retirou para a sua casa de Lisboa, e que só esporádicamente se desloca a Sortelha.



Embora na altura eu não soubesse desse detalhe, descobri mais tarde que esta nobre senhora era uma grande benfeitora de toda a aldeia e resolveu abrir as portas de uma parte da casa onde residiu para fazer as delicias dos hóspedes que se sentem autênticos aristocratas "sangue azul ",como costumo dizer, a viver ainda que por uns dias, entre essas 4 paredes...




Eu simplesmente me senti deslumbrada, não só com a casa onde se respirava aristocracia, como com tudo o que a rodeava. A aldeia com uma população já em idade avançada... O castelo que alimenta os nossos sonhos mais principescos... A muralha...




Já alguém me dissera um dia, que numa outra vida que não esta, eu fora uma princesa que saía a cavalo frente a um batalhão de soldados, comandando o exercito.Eu começo a acreditar que talvez haja um laivo de verdade nessa história. Não, é verdade, modéstia à parte, eu senti-me parte daquele lugar.

( Ó raios... será que eu tenho mesmo sangue azul???? ;))))




Não se trata de deslumbramento da minha parte porque quem me conhece, sabe que eu não sou assim. Já viajei por sítios lindíssimos, dormi em luxuosos hotéis, e jantei nos melhores restaurantes. Mas nada me fez sentir tão... enraizada como aquele lugar. Nada!



Já para não falar do Barani...
Esse sim, um verdadeiro príncipe
 na passadeira vermelha....


Sentiu-se em casa!


E eu que tinha pensado em mostrar apenas umas fotos vejam só a corda que eu já levo.
Sorry.. Vamos às fotos.

Como já disse o frio era mais que muito.
Ainda assim, mal chegamos não tempo a perder e fomos os TRÊS visitar a aldeia. 






 
Subimos as muralhas em redor.
Descemos as ruas estreitas e apertadas.
As escadas que nos levavam a lugar nenhum...
 




A minha filha, com um enorme sentido de oportunidade.



 
O Sol já se fora e o frio era cada vez mais intenso,
mas, eu senti-me no topo do mundo.


A foto da saudade.
 

No dia seguinte.... Belmonte... Covilhã...  

Serra da Estrela.
 

Apesar do frio a neve era pouquíssima.
Já derretera deixando aqui e ali pequenas peças
 de gelo semelhantes a pedaços de cristais.



 
O meu cão que era suposto ser da neve, puxar trenós....
estava muito mais interessado em cobrir-nos de beijos.




E quando tentamos que este desse uso á força que tem e nos puxasse,


Fincava o pé para que fossemos nós a puxar por ele.

Os trambolhões, não se fizeram esperar.


Depois foi a vez do Sabugal...
 

Um lugar lindíssimo...


Um Castelo encantador.



Uma escadaria que apenas os mais destemidos
(eu claro ;) se atreveram a subir
alcançando a torre.



A minha filha tem medo de subir...

Já o Barani sobe, sobe, sobe mas...


Depois descer é que são elas.

A visão que tive da torre foi esta:






Depois foi o regresso.
Antes porém, ainda fotografei alguns pormenores,
da casa que faço questão de guardar na memória
até um próximo regresso.

O Barani a despertar do seu sono profundo,
num dos quartos da casa da Viscondessa


A tomar o seu pequeno almoço.
fatias de fiambre
 e queijo.

E bebeu o seu leitinho na baixela da Viscondessa.


Então a porta fechou-se...



E deu-se o regresso.



 
E pronto, foram assim 3 dias de encantamento, Príncipes e Princesas,
ou melhor, Viscondes e Viscondessas,
Castelos e Palácios e...
Muito muito Frio!

1 comentário:

  1. Amiga estiveste na minha terra Sortelha, a casa da viscondessa é linda também já tive o previlegio de lá dormir,brinquei muito com os filhos dessa Senhora a minha mãe trabalhava-lá. Pois é quem conheçe Sortelha fica fascinado em Julho vou lá, bjs

    ResponderEliminar